terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os Financeiros não aprenderam a lição?

É com alguma estupefacção que a Alice tem notado que se mantêm em funcionamento em variados centros comerciais (não só em Portugal, note-se) “corners” a impingir cartões de crédito aos incautos transeuntes. Só nas semanas mais recentes identifiquei “corners” de 3 “marcas” diferentes, isto passado exactamente um ano da falência do Lehman e passados dois anos do início da crise financeira! Eu sei que as instituições financeiras são organizações grandes, mas não imaginei que a mensagem demorasse tanto tempo a chegar “cá abaixo”. O arrendamento destes espaços é caríssimo (mesmo com a recente queda do imobiliário estamos sempre a falar de alguns milhares de Euros por semana) e só é compatível com a obtenção de volumes de negócio muito expressivos. Desta forma, imagino que os objectivos (número de cartões emitidos) sejam concomitantemente significativos. Partindo do princípio de que estes cartões não são emitidos com plafond zero (ou perto disso), situação em que se poderia argumentar que esta era uma mera acção de marketing/charme e de angariação de “carne para canhão” (bases de dados), este método de angariação dificilmente assegura que as pessoas “encartadas” sejam as que o mereçam ser (um problema típico de “adverse selection”). Para além disso, parece-me de muito mau tom, num momento em que se discute o sobreendividamento dos agentes económicos, em especial das famílias, e o contributo das instituições financeiras para o mesmo, expor estes serviços tão despudoradamente no jardim da Eva. É o equivalente à Nestlé colocar um gigantesco expositor de chocolates e guloseimas no meio de um infantário. Será que eles não aprenderam mesmo a lição?

Sem comentários: