terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sweet deals?

A recente oferta de compra da Kraft pela Cadbury reflecte que as Empresas (pelo menos as grandes) começam novamente a raciocinar numa óptica estratégica e estão a passar do modo de “sobrevivência” para o modo de “business as usual”. De acordo com o FT de hoje, o racional desta aquisição é tão forte que até impressiona como foi possível não ter acontecido antes: (i) complementaridade de mercados (Cadbury está bem implantada em mercados emergentes e a Kraft em mercados mais desenvolvidos); (ii) complementaridade de canais de distribuição (Cadbury no canal Horeca, a Kraft na grande distribuição); (iii) sinergias ao nível dos custos; etc. Um verdadeiro clássico! A valorização de 13x EV/Ebitda, apesar de distante dos 19x da aquisição da Wrigley pela Mars de 2008 (números do FT), já não envergonha ninguém! Provavelmente, poderá haver outros que queiram adoçar ainda mais o negócio para os accionistas da Cadbury. Um processo a acompanhar com muita atenção…

3 comentários:

Unknown disse...

As OPAs vao voltar em força: os preços dos activos ainda continuam baixos e as empresas solidas já conseguem outra vez financiamento junto da banca

Zé Bastos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zé Bastos disse...

E a Suntory do Japão está em conversas com a Blacksonte para comprar a Orangina (ex-pernod ricard e ex-cadbury schweppes) por $2,6b.

O preço é igual ao que a blackstone pagou em 2006, mas entretanto retirou €400m ($560m com eur = 1,4usd) em dividendos.

Também é um sweet deal!