quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Esquerda Liberal governa no Brasil?


O mundo está de pernas para o ar. Os que se dizem de esquerda governam à direita e, cada vez mais, temos exemplos do inverso aqui tão perto!

Vem isto a propósito de uma magnifica entrevista de Dilma Roussef ao FT. Vejam a versão integral em http://www.ft.com/cms/s/0/c76e6180-0c70-11e2-a776-00144feabdc0.html.

Para além de ser implacável com os corruptos - despediu 7 elementos da sua equipa desde que começou o mandato (claro que isto tem que ver com princípios e não com políticas, mas nunca é por demais realçar a coragem que uns têm e outros não), evidencia uma
sagacidade prática na gestão da "vida real" que, confesso, me deixa um pouco invejoso.

Vejamos os principais "highlights", cuja escolha são da minha lavra, sobre políticas económicas:


- posição desassombrada, desafiante até, face aos EUA e a sua agressiva política monetária e cambial (que classifica de concorrência desleal).


 Redução dos impostos sobre o trabalho (já ocorreram em mais de 40 sectores e em vias de ser alargados aos restantes), nas palavras dela: "não podemos penalizar quem dá trabalho às pessoas..."


- Privatização de infra-estruturas: já vendeu os aeroportos de São Paulo, Campinas, Brasília e seguem-se varias concessões nas estradas e caminhos de ferro. Os Portos virão a seguir...

- impôs cortes de preços no sector privado, nomeadamente nas "utilities" (sobretudo electricidade) e nos custos de financiamento bancário.

Tudo isto, num Presidente de esquerda...
Ah! E quase me esquecia, numa coligação governamental de 10 partidos...



Sem comentários: