quarta-feira, 10 de abril de 2013

Demitam-se!


Este desafio (ainda) não é dirigido ao Governo. A Alice acredita que as legislaturas são sempre para levar até ao fim, salvo situações muito excepcionais. 

Ontem o Reitor da Universidade de Lisboa escreveu um comunicado intitulado “Não é fechando o país que se resolvem os problemas do País”. 

Nele, o reitor insurge-se contra o despacho do Ministro das Finanças que, nas suas palavras, “levado à letra … bloqueia a mais simples das despesas… Ficamos impedidos de comprar produtos correntes para os nossos laboratórios, de adquirir bens alimentares para as nossas cantinas ou de comprar papel para os diplomas dos nossos alunos”. 

A Alice é completamente insuspeita. Já aqui disse, por várias vezes (a última das quais no post de segunda-feira), que gerir as Finanças Públicas desta forma e tratar os Funcionários Públicos como saco de pancada não é a solução para o País. 

No entanto, as pessoas de responsabilidade não podem limitar-se a emitir comunicados, por muito esclarecedores que sejam. O reitor da UL e os seus pares ao nível máximo da Administração Pública só têm uma solução para serem consequentes com as suas palavras: demitirem-se dos seus lugares. 

Só com uma demissão em massa dos responsáveis máximos pela Administração Pública o Governo começará a abrir os olhos e a capacitar-se de que o caminho da força e do pontapé não é solução. Se continuarem nos seus lugares como se nada tivesse acontecido o Governo só pode tirar uma conclusão: “ai aguentam, aguentam…”

Sem comentários: