quinta-feira, 2 de maio de 2013

O fim dos Bancos como os conhecemos?


Não, hoje a Alice não vai falar de Swaps, para variar.

Foi hoje anunciado que a Google investiu numa Empresa de financiamentos online, a Lending Club. Esta Empresa, apesar de recente e de dimensão ainda pequena, já tem sido notícia pelas contratações que fez para o seu “board”: Mary Meeker (ex-Morgan Stanley), Larry Summers (ex-Secretário do Tesouro Americano) e John Mack (ex-CEO da Morgan Stanley). 

A transacção avaliará a Empresa em $1,55bn e, atendendo a que tem já “cash-flow” positivo, este investimento da Google será o suficiente até ao IPO que está previsto para 2014. 

O interesse da Google nesta Empresa reside no facto de acreditar que a tecnologia pode reduzir significativamente os custos e aumentar a transparência do funcionamento do sector financeiro. 

A Google refere-se ao sector financeiro como indústria de financiamento. Com razão. Ao contrário do que muitos imaginam ou querem fazer crer, esta é uma indústria como outra qualquer. 

É também um facto que usa quantidades extraordinárias de informação para tentar tomar decisões correctas sobre: a quem, quando, quanto e por quanto deve emprestar dinheiro. 

Para além disso, o dinheiro é todo verde e os Bancos, como marcas, estão já completamente desacreditados. Ninguém melhor do os peritos em algoritmos do Google para desenvolverem ferramentas que conduzam a financiamentos mais criteriosos, a baixos custos. 

Claro que se perde o “glamour” da Banca que estamos habituados a conhecer, com as suas personalidades gigantescas, com poder imenso de fazer e desfazer Empresas e Empresários, proprietários e empregados. Tudo por detrás de portas bem fechadas ou pelos sinuosos corredores do poder. 

Em contrapartida, teremos certamente mais alternativas de financiamento, bancos mais pequenos, mais leves e a trabalhar com mais transparência. Tudo coisas boas para o sistema financeiro, para os países e para as pessoas. Menos para os Bancos, tal como os conhecemos, claro.

Sem comentários: