quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Pocoyo foi para a Bolsa!

Para quem não conheça, o Pocoyo é um personagem de banda desenhada criada pela Empresa Espanhola Zinkia. Para além do Pocoyo, a Zinkia criou outras personagens de banda desenhada. O seu negócio envolve criar verdadeiras marcas com base nos seus personagens e depois vendê-las num conceito multi-plataforma: séries de animação, DVD, internet, jogos, livros, etc. Apesar de ser muito nova (nasceu em 2001), apenas ter facturado €5,4 milhões em 2008, o seu activo ser constituído em mais de 50% por imobilizado intangível (patentes, licenças e marcas), ter dívidas superiores a €7 milhões, conseguiu obter uma valorização do seu capital em Bolsa (no Mercado Alternativo Bursatil Espanhol, Segmento para Empresas en Expansión – “MAB-EE”) de cerca de €60 milhões. A Alice não vai entrar em discussão sobre a justeza da avaliação da Zinkia, nem sobre o timing desta entrada em Bolsa (as circunstancias parecem indiciar que a ida para a Bolsa era uma necessidade quase imperativa). Prefiro centrar-me naquilo que a Zinkia tem e que deverá ter servido para sustentar a sua entrada no mercado e respectiva valorização: (i) está presente com os seus produtos em mais de 100 países; (ii) tem um escritório em Pequim; (iii) ganhou vários prémios internacionais (incluindo um BAFTA, os Óscares Britânicos, para melhor série de animação); (iv) tem acordos de co-produção com grandes Empresas Internacionais (ITV/Granada, etc.); (v) tem acordos de licenciamento com prestigiadas Empresas de jogos e de livros, como a Bandai, a Mattel, a Planeta, a Random House, Nintendo ea Sony; (vi) dos seus 7 Administradores, 5 têm grau de mestre e um está a tirar o doutoramento (o 7º não refere a sua Formação); (vii) destes mesmos 7 Administradores, apenas 2 não tiveram experiência internacional; (viii) as suas projecções apontam para conseguir multiplicar por 10x a sua facturação nos próximos 4 anos. A Zinkia é uma Empresa nova, pequena, com um negócio baseado em “massa cinzenta”, com uma rede de contactos internacionais que lhe permitiu, com uma estrutura mínima, distribuir os seus conteúdos e produtos de uma forma alargada em termos internacionais. Todos os seus produtos são desenvolvidos a pensar no mercado internacional. A Alice tem dificuldade em prever se esta vai ser uma história feliz para a Empresa e para os seus investidores, mas estão identificados quais os factores essenciais para, aos olhos do mercado, as Empresas merecerem a confiança dos investidores! Como está demonstrado que o mercado bolsista, ainda que num mercado alternativo, pode ser uma excelente alternativa de financiamento e credibilização de uma Empresa, ainda que pequena, no desenvolvimento da sua estratégia Empresarial.

Sem comentários: