terça-feira, 18 de agosto de 2009

Parabéns Sonae

Faz hoje 50 anos. Se tivesse que nomear a principal razão para ser o que sou hoje profissionalmente esta seria a Sonae / Eng.º Belmiro de Azevedo, desde sempre uma fonte de inspiração. O primeiro dinheiro que alguma vez ganhei, há mais de 20 anos, foi com acções Sonae (compradas com semanadas e presentes monetários de Aniversário e de Natal acumulados), ainda não tinha sequer entrado na Faculdade. E ganhei muito dinheiro (as acções foram compradas por altura do processo com a família Pinto de Magalhães em que o título andava anormalmente deprimido)… Desde então, não seguindo em toda a linha os ensinamentos do Engenheiro, tenho comprado e vendido várias vezes as acções da família Sonae (declaração de interesses: actualmente não tenho nenhuma, mas apenas por falta de liquidez…) e sempre ganhei dinheiro (quem me dera poder dizer o mesmo relativamente a todos os meus investimentos em Bolsa, sobretudo nos últimos dois anos). Infelizmente nunca trabalhei na Sonae, mas (talvez para compensar a frustração!) casei com uma mulher que lá trabalha. Vou-me abster de elencar o histórico e todos os atributos e contributos da Sonae (para isso basta ler o trabalho no Jornal de Negócios de hoje), um Grupo tantas vezes e por tantos incompreendido (os que, por vezes, acusam o Grupo de fazer perseguições através do Público ficarão certamente surpreendidos pelo facto deste jornal não fazer hoje qualquer referência ao cinquentenário do Grupo). Em tempos li numa publicação (a minha memória já não consegue referenciar) que o “Wal Mart” foi durante anos o maior contribuidor individual para o aumento de produtividade nos EUA (pelo esforço de eficiência que colocava em toda a sua cadeia de valor). Não tenho grandes dúvidas que, se análise semelhante fosse feita em Portugal, a Sonae levava o troféu para o Lugar do Espido. Por isto, acima de tudo o mais, um muito obrigado à Sonae e o desejo da Alice que os próximos 50 anos sejam tão brilhantes como os últimos 50!

Sem comentários: