terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Negócio da China!


Hoje a Alice traz-vos a história de uma Empresa chamada Fun+.

Esta Empresa é Chinesa e faz jogos sociais para a Internet, sobretudo para o Facebook e tem tido um crescimento fantástico desde a sua criação nos longínquos dias de... Maio de 2010.

O que tem de especial? Adivinharam... Na China não há Facebook, está bloqueado (uma boa medida que o Estado Português ainda não se lembrou de implementar para aumentar a nossa produtividade... Na AR subiria em flecha!).

No entanto, tal não impediu que a Empresa crescesse e tivesse sucesso. Os membros da sua equipa têm obviamente acesso ao Facebook directamente para desenvolver os seus produtos mas os seus clientes estão todos fora da China (Europa, na sua maioria).

Aproveitam, claro, a vantagem de terem custos laborais mais baixos mas o segredo do sucesso está no conhecimento que conseguiram desenvolver sobre o que funciona numa plataforma social como o Facebook.

Claro que hoje já têm escritórios espalhados um pouco pelo mundo todo e investidores Americanos, mas a origem da Empresa é, na sua essência, Chinesa.

Agora, pergunta a Alice, o que é que os Chineses têm que os Portugueses não têm? Neste caso, até se dá o inverso, nós sempre tivemos acesso a todas estas ferramentas muito cedo e somos relativamente pioneiros na adopção de novas tecnologias. Este novo mundo que criamos tem certamente os seus problemas, como p. ex. a globalização da(s) crise(s), mas também traz oportunidades fantásticas.

A Alice está em crer que a Fun+ Portuguesa estará aí a aparecer numa garagem qualquer. Basta que esqueçamos as nossas limitações e aproveitemos as nossas vantagens (temos muitas, há que saber reconhecê-las e não dá-las como adquiridas), comecemos por valorizar o acesso ao Facebook que todos temos e o blog da Alice, já agora.

Sem comentários: