sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Luis Filipe Menezes - Confrontação de Propostas



Luís Filipe Menezes (LFM) tem vindo a brindar-nos com as suas propostas fulgurantes, ambiciosas e estruturantes para a cidade do Porto.

A Alice destaca as 3 principais e sugere uma alternativa viável para a oposição a LFM (já se sabe que para populista, populista e meio…).

1. Transformar o Porto numa pequena Barcelona

Esta proposta demonstra alguma tacanhez e até algum provincianismo. Para quê transformar o Porto numa pequena Barcelona? Para estar sistematicamente a alcandorar-se a um falso pedestal de existir “contra” ou “apesar de” alguém (neste caso Lisboa)?

No mundo actual, conectado mas cada vez mais individualizado, movido pela arte que cada um põe no que faz, o Porto tem de se afirmar por ser quem é, na sua essência e transcendência… Tem de existir por si, pelos seus cidadãos e para os seus cidadãos. Neste contexto, a ambição do Porto deverá ser com que Barcelona se queira vir a transformar num grande Porto!

2. Prémios Porto de Arquitectura e Porto de Engenharia

Provavelmente, a proposta mais demagógica! Tem a virtude evidente de tirar partido da proeminência da Universidade do Porto e das respectivas faculdades. Os prémios, cujo valor LFM diz já estarem financiados, serão “suculentos e substantivos”, inferiores ao Nobel mas superiores ao Pritzker.

A Alice entende que há um prémio bastante mais importante e antropologicamente mais adequado para uma cidade como o Porto. Sem dúvida que teria que ser um Prémio de “stand up comedy”. A “stand up comedy” tem, segundo a Wikipedia, as suas origens em variadas tradições do entretenimento popular americano do final do século XIX, incluindo o vaudeville e monólogos humorísticos. Há anos que o Porto dá ao mundo o que tem de melhor na área de “stand up comedy”, sobretudo desde o programa “Levanta-te e Ri” na SIC. Desde o histórico Óscar Branco, até aos mais recentes Fernando Rocha e Francisco Menezes. Com o mesmo nível de prémios que LFM promete, teríamos certamente os melhores comediantes do mundo!

3. Fusão Porto / Gaia

A Alice não é alheia ao desígnio mal disfarçado de tentar implementar uma sofisticada engenharia financeira que se destina a equilibrar as contas de Gaia através da consolidação da sua dívida nas contas do Porto. O preceito está já testado no domínio Empresarial mas, também aqui, tem demonstrado eficácia duvidosa. Não é, de todo, aconselhável resolver o problema da dívida de Gaia com a probidade do Porto.

A Alice considera que a oposição deveria contra-propor com a Fusão Porto / Matosinhos. Esta contraproposta tem várias virtudes. Primeiro, evita a necessidade de fazer o investimento estruturante, também já anunciado por LFM, de nada mais nada menos do que duas pontes rodoviárias, uma pedonal e um túnel!!!.  Segundo, faz muito mais sentido do ponto de vista do ordenamento do território. Não há rio pelo meio e a circunvalação é bem mais fácil de “galgar”.

Com vêem não é assim tão difícil lutar contra os argumentos de LFM, desde que se use argumentos ao nível dos seus!

Sem comentários: