segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ainda há quem acredite!


Já ouviu falar no Kaikou Sushi Bar? 

A Alice também não tinha ouvido, até este fim-de-semana! É um restaurante de sushi que abriu recentemente no Porto. 

O Sushi é absolutamente fantástico. O sushi-man André Ribeiro (portuense de gema e não brasileiro, como o mesmo gosta de frisar) faz questão de incorporar produtos Portugueses e mediterrânicos para obter um resultado de fusão bastante inovador. 

Tivemos oportunidade de provar sushi com carapau, vieira, rúcula, pesto, queijo da serra, etc. O sashimi é de peixe fresquíssimo. A sobremesa estava deliciosa. Uma mousse de chocolate com pedaços de Oreo, de chorar por mais. Instado sobre que tipo de bolacha integrava a receita, André Ribeiro, com a sua simpatia inexcedível, não se fez rogado e descreveu a receita toda, para fazermos em casa. 

A decoração não é das mais acolhedoras mas não deixa de ter alguns pormenores interessantes, como ilustrações nas mesas a descrever a história do sushi, explicadas in loco pela artista que também faz parte da equipa do restaurante. O serviço ainda está um pouco ferrugento pois o restaurante abriu há pouco tempo, mas o entusiasmo de toda a equipa vai certamente ajudar a limar as (poucas) arestas. 

Mas a razão para esta crítica gastronómica não se prende com nenhuma tentativa de transformar este blog num bastião do epicurismo. A ideia mesmo é salientar o espírito de iniciativa de alguém que não queria ser apenas mais um sushi-man.

André Ribeiro, sushi-man e sócio do Kaikou, aprendeu a sua especialidade no Dubai, no restaurante Zuma, o maior restaurante japonês da região e um dos maiores Grupos do mundo (restaurantes em Istambul, Londres, Hong-Kong, Miami, etc). A cozinha deste restaurante é cinco vezes maior do que todo o Kaikou e, provavelmente, factura por semana mais do que o Kaikou faturará num ano! Então, perguntei eu ao André, porque carga de água regressou a Portugal? 

A resposta veio lacónica e directa, sem necessidade de reflexão: “Esta é a minha cidade e aqui posso ser eu o chefe e fazer as coisas de que gosto”! 

Portugal precisa de mais gente como o André. Que gosta da sua terra, não tem medo do risco, de assumir o futuro nas próprias mãos e fazer aquilo de que gosta. 

A Alice deseja grande sucesso ao Kaikou, ao André Ribeiro e à sua equipa.

Sem comentários: