segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os novos membros do Governo


A Alice tem de dar o braço a torcer!

Em post de há duas semanas (ver aqui) tinha vaticinado que a remodelação Governamental teria de ocorrer até ao final do mês de Abril (previsão correcta, ainda que a remodelação tenha sido um tanto ou quanto pífia) e que Passos Coelho iria ter dificuldades para encontrar pessoas à altura dos desafios a enfrentar. 

Neste último ponto, as previsões da Alice revelaram-se incorrectas. 

Miguel Poiares Maduro tem um currículo sólido, é claramente uma mente esclarecida e tem uma grande experiência académica em temáticas relacionadas com o direito Europeu e crises bancárias (foi um dos consultores no caso Icesave da Islândia). 

Pedro Lomba, outro jurista e académico, uma personalidade curiosa e um atento observador da política nacional, que verte opinião em coluna regular no Público. 

São duas personalidades que, do ponto de vista da Alice, de uma valia considerável. No entanto, há alguns pormenores que não tranquilizam a Alice: 

1. o perfil académico não tem sido garantia de um bom desempenho político; 

2. a Alice não está certa de que haja um alinhamento claro entre a experiência destas personalidades e as suas funções no Governo (Miguel Poiares Maduro com o Desenvolvimento Regional? Só por causa do QREN?) 

3. as hostes do(s) partido(s) já começaram a mostrar as suas garras para com estes “extra-terrestres” (aliás, como fizeram com Álvaro Santos Pereira); 

Em todo o caso, se a escolha destas personalidades contribuir para uma melhoria da imagem geral do Governo na Europa (não podemos estar dependentes de Gastar, ele próprio um candidato à remodelação, mais tarde ou mais cedo...) e para que Pedro Passos Coelho consiga fazer leis que se entendam e orçamentos que fiquem dentro dos limites da constitucionalidade, já podemos contabilizar uma pequena vitória para o País.

Em resumo, boas escolhas! Claramente melhores do que a Alice esperaria que Pedro Passos Coelho arranjasse no actual estado comatoso do seu Governo. Ainda assim, continua em falta uma lógica de funcionamento do Governo que faltou desde o início e que sucessivas micro-alterações apenas agravaram, e ainda há um deficit de experiência política ou, como alguém dizia, de “cabelos brancos”. Aguardemos os próximos desenvolvimentos.

Sem comentários: