sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Alice vota Moreira


No dia 20 de Março de 2013, data de lançamento da candidatura de Rui Moreira à Presidência da Câmara Municipal do Porto, a Alice “impôs” as suas condições para o seu voto incondicional [ver aqui].

As condições eram sete e bastará ler o programa eleitoral do candidato para perceber que elas foram integralmente respeitadas (a Alice confirma que não teve qualquer intervenção na elaboração do dito).

Para além disso, Rui Moreira deu uma dimensão social ao seu programa, quer ao nível da coesão, quer ao nível da habitação, que é equilibrada, pragmática e inclusiva por pretender trabalhar no terreno com o que já existe (a célebre rede), maximizando os recursos disponíveis.

Mas não é só por isso que Rui Moreira tem o voto incondicional da Alice…

Também não é só pela proposta de criação de um fundo de solidariedade para auxílio imediato às famílias mais vulneráveis…

Também não é só pela criação do cargo de Provedor da Habitação Social e pela proposta de evitar a deslocalização e o desalojamento dos moradores dos bairros populares e ilhas da cidade…

Também não é só pelo facto de Rui Moreira pretender chamar a si o controlo directo e o acompanhamento da pasta da economia e do emprego, dando o corpo às balas numa área em que, reconheça-se, é muito difícil um Presidente de Câmara fazer a diferença…

Também não é só pela promessa da Construção do Centro de Congressos do Porto; da instalação em Campanhã do Pólo Logístico de Apoio a PME do Porto; da constituição, também em Campanhã, de um Centro de Reindustrialização; do estabelecimento, em conjunto com a Universidade do Porto e com a UPTEC, de parcerias para a instalação de empresas, etc…

Também não é só pelo Programa Mercator, que pretende dar uma nova vida e dinâmica ao comércio na cidade…

Também não é só pelo compromisso com a inovação, promovendo a instalação de “start ups” e reforçando a relação com a Universidade…

Também não é só pelas propostas concretas, quer em termos de educação, turismo, segurança e mobilidade, onde fica claro o conhecimento do candidato da SUA cidade e a existência de uma ideia e uma estratégia concreta para a mesma…

Tudo isto é obviamente muito importante, a Alice não o nega.

Mas a batalha de Rui Moreira e o significado do sufrágio autárquico no Porto vai muito para além disto.

No próximo Domingo, discute-se no Porto a real exequibilidade de fazer política à margem dos partidos e dos políticos de carreira. Dos cidadãos independentes poderem ambicionar a ser protagonistas da história da cidade e, quem sabe, do País. Terem a sua voz, pensarem pela sua cabeça e darem um passo sem terem de pedir licença a ninguém, a nenhum grupo de interesses, a nenhum partido.

No próximo dia 29 de Setembro dá-se oportunidade às pessoas de proclamarem que querem algo de diferente, uma forma responsável de fazer política e, acima de tudo, uns protagonistas diferentes. Porque há muita gente farta de ver as mesmas pessoas eternizarem-se nos mesmos lugares! A realidade é que a vida política foi capturada por uma geração que não quer abdicar do poder e das prebendas que o mesmo lhes concede.

A Alice deseja uma mudança.

É por tudo isto que a Alice vai votar Rui Moreira, sem hesitações…

Sem comentários: